As cólicas são um processo fisiológico comum nos bebés, tendo início normalmente a partir da 2ª semana de vida até aos 3/4 meses, aproximadamente. Estão associadas a um mal-estar intestinal do bebé que costuma ter maior incidência no final da tarde/início da noite.
QUAIS AS CAUSAS?
A principal causa deve-se a uma imaturidade do sistema digestivo do bebé e à falta de algumas enzimas digestivas, nomeadamente a lactase que degrada a lactose do leite, o que provoca algum desconforto intestinal gerando gases.
COMO IDENTIFICAR QUE SÃO CÓLICAS?
- Choro intenso e incontrolável
- O bebé arqueia as costas e encolhe os joelhos
- O bebé tem gases
- Fica mais inquieto ao fim da tarde/início da noite
COMO PODEMOS AJUDAR?
- A alimentação da mãe que amamenta deve ser equilibrada e saudável
- Um bebé amamentado tem mais facilidade em evacuar e, por conseguinte, tem menos cólicas.
- Massagens na barriga ao mesmo tempo que encolhemos e esticamos as perninhas do bebé- ajudam as expelir os gases e a acalmar o bebé.
- Uma sonda fina (à venda na farmácia Quintans, mais fina que a cânula do laxante, habitualmente usada), pode ser colocada no ânus do bebé e, com movimentos circulares, conseguimos promover a saída de gases.
- Colocar o bebé mais vezes a arrotar, evitando que engula tanto ar e fique mais tarde com gases.
- Existem suplementos/medicamentos não sujeitos a receita médica que ajudam a diminuir as cólicas, acalmando o seu bebé e permitindo aos pais mais tempo de qualidade com os seus bebés...
Informe-se junte da nossa equipa das diversas soluções disponíveis.
Comments